segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pomerode - SC

No portal da cidade :D
Pomerode é um município do estado de SC e fica bem pertinho de Blumenau, no Vale do Itajaí. A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia. Os pomeranos são descendentes de uma mistura de povos germânicos e eslavos. Boa parte dos moradores são bilíngues.


Muita flor por toda parte
A cidade tem muita festa. O charme das festas encantam moradores e visitantes durante o ano todo. Quando chega o verão, as delícias típicas são postas à mesa, em janeiro É a "Festa Pomerana". São 11 dias de muito chope, música, dança e comida típica. 



Em fevereiro tem o "Encontro de Stammtisch". Traduzindo significa mesa-redonda. É algo como se reunir para conversar, beber e escutar música. 

Na páscoa tem a Osterfest. As pessoas decoram uma árvore com galhos secos, lembrando a frieza e a morte de Cristo, junto com cascas de ovos coloridos representando a alegria de ressurreição de Jesus.Nos finais de semana que antecedem a comemoração cristã, moradores e visitantes desfrutam ainda da Osterfest - Festival de Páscoa.  As famílias conferem inúmeras atrações, como a aconchegante Casa do Coelho, exposição de ovos, oficinas artísticas, brincadeiras para as crianças e a tradicional Ostermarkt - Feira de Páscoa, além de apresentações folclóricas, gastronomia característica de Páscoa e o Concurso Escolar de Pintura em Cascas de Ovos.

No mes de julho tem a festa do rei do tiro. Há a nomeação do rei dos atiradores, escolhido entre os representantes dos 16 clubes de Caça e Tiro de Pomerode, ainda conforme as normas trazidas pelos imigrantes alemães. Na disputa, cada atirador tem o direito a três disparos, sendo que o melhor tiro condecora o rei e a maior somatória de pontos titula os 1º e 2º Cavalheiros. O novo Rei do Tiro só é condecorado durante o jantar festivo. Em sua homenagem, realiza-se ainda um baile público.

No Natal, em Pomerode, é um pouco diferente. Além do Papai Noel, das árvores decoradas e da iluminação especial, vários elementos da cultura germânica são incorporados à celebração da mais importante data do calendário cristão. A exclusiva decoração da cidade traz bonecos de madeira "Quebra-Nozes", um dos mais famosos enfeites de Natal na Alemanha, e a Weihnachtspyramide, a pirâmide alemã de Natal. Com espetáculos musicais e teatrais no Teatro Municipal, a tradicional Adventsmarkt - Feira de Produtos Natalinos, a delicada Casa do Papai Noel e o Stollenfestival, festival de delícias que celebra a tradição do pão de Natal dos antepassados alemães.




Um comentário: